quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Papel do Professor do AEE na Escola e na Sala de Recurso Multifuncional

O PAPEL DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA E NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
ALUNA: Cícera Andréa Sobreira Macedo
TUTORA: Joana Darc Alves Dantas
ESTADO/TURMA/POLO: CE/ T08/Juazeiro do Norte
Data: 31 de Julho de 2013
Tratando-se primeiramente do papel do professor do AEE na Escola, vimos que é de fundamental importância trabalhar de forma conjunta com os professores de sala de aula, buscando de forma benéfica interagir em meio aos Projetos Pedagógicos da Escola, já que o nosso papel não se limita somente a trabalhar especificamente com o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NEE`s). Devendo assim buscar de forma dinâmica e continua uma verdadeira união com os trabalhos pedagógicos elaborados pelos gestores, coordenadores, professores enfim por todos que compõem o espaço escolar, estabelecendo dessa forma uma parceria entre todos que buscam uma educação que abrace a inclusão.
E na SRM, sabendo-se que é um atendimento voltado para o aluno com NEE`s, o Professor deve exercer seu trabalho com autonomia e buscar meios e métodos que intensifiquem a verdadeira inclusão e não um trabalho segregado. E para tanto o Professor do AEE deverá conhecer o aluno, perceber e identificar suas necessidades e potencialidades, e a partir dessa visão, o professor deve fazer um Estudo de Caso sobre o seu aluno e em seguida elaborar um bom Plano do AEE, com o objetivo de trabalhar com os seus alunos de forma ímpar, respeitando sua individualidade, limites, necessidades e habilidades de cada aluno.
Entre tantas funções destacam-se também: produção de materiais pedagógicos (visando uma melhor adaptação do aluno à atividade que lhe é direcionada), o ensino e uso dos recursos tecnológicos que estão ao alcance do aluno, buscar participação dos demais alunos, da família e da comunidade, lembrando-se sempre que o papel do Professor do AEE, mesmo contando com a ajuda de vários profissionais, como: Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, entre outros, deverá está voltado para uma ação Pedagógica e não Clínica.
E para dar continuidade aos trabalhos na SRM, vem se tornar preciso o Plano de Atendimento Educacional Especializado (elaborado logo após do Estudo de Caso), que vem contribuir de forma contínua durante toda permanência do aluno na SRM, já que se trata de um plano individual, dinâmico, aberto às mudanças e reestruturações que ajudem de forma satisfatória o nosso aluno.
É preciso trabalharmos de forma efetiva, conjunta e na perspectiva de uma Educação de Qualidade que seja realmente para todos, e não tão somente para poucos e vivermos uma inclusão de verdade!!!

3 comentários:

  1. Este texto frisa a importância do Professor do AEE, como protagonista de todo um processo educacional voltado para superação dos alunos. Para tal, ele estabelece parcerias e estratégias de aprendizagem abrindo caminhos para a inclusão destes alunos ingressarem e permanecerem na escola.
    Parabéns pelo texto!
    Abraços,
    Cirlene

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  2. Parabéns Andreia pelo seu belo texto sobre o papel do professor na sala do AEE, onde você enfatiza bem a importância desse profissional para que a inclusão aconteça de fato nas escolas comuns.

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  3. Seu texto deixa bem claro que a parceria professor da sala comum e professor da SRM é de fundamental importância para que seja feito um bom trabalho e que possamos colher frutos bem mais rendosos no futuro, basta apenas que eles tenham essa consciência também, e tenham a serteza que nós professores da sala de AEE, estamos ali para somar e não para fiscalizar nem tão pouco para tirar a autoridade deles em suas salas de aula!!!! Parabéns.

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