sábado, 12 de abril de 2014

Texto Informativo: Surdocegueira e Deficiência Múltipla

                                     TEXTO INFORMATIVO
                   SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
O presente texto bem abordar de maneira clara e objetiva essa temática, tratando  de suas definições, necessidades básicas e trazendo uma enorme contribuição para a aquisição da comunicação, apontando-nos estratégias que com certeza, contribuirá de forma efetiva e contínua para que esta comunicação se estabeleça e a inclusão realmente aconteça.
Inicialmente é preciso saber diferenciar Surdocegueira de  Deficiência Múltipla. A primeira é a incapacidade total ou parcial da audição e visão, de forma simultânea, ou seja é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, é uma deficiência única, porém surdocego é a pessoa que apresenta essas duas limitações. Já a Deficiência Múltipla é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, que revelam associações diversas de deficiências  que afetam de forma significativa o funcionamento individual e relacionamento social.
As principais necessidades dos surdocegos e das pessoas com DMU se concentram em disponibilizarmos mecanismos e recursos em busca de favorecer a aprendizagem  da leitura, em registro simbólico, gestual, verbal entre outros. Até quando a deficiência não predomina na área intelectual, o trabalho pedagógico deverá está em constante interação com o meio em que se vive.
A partir dessa realidade, é comum percebermos, que as estratégias utilizadas para a aquisição da comunicação, deverão está voltada para o respeito a dignidade e a individualidade de cada aluno com DMU e com Surdocegueira, e no entanto o processo de comunicação deverá ter início na infância, onde a estimulação dos sentidos poderão ter avanços significativos, e assim o trabalho com o uso de suas habilidades poderão ser melhor aproveitado. Sendo assim é recomendável que se use a técnica como exemplo, da mão sobre  mão e da mão sob mão, com alunos com Surdocegueira, buscando orientar e direcionar o aluno, em relação ao espaço, mobilidade, localização, entre outros. Como também é viável que se empregue a Tecnologia Assistiva, que por sua vez engloba recursos, metodologias e práticas, que buscam promover a qualidade de vida e inclusão social, ampliar a mobilidade e a comunicação entre outros fatores necessários ao convívio social de cada indivíduo.
Referência Bibliográfica
BOSCO, Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
GIACOMINI, Lilia et all. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 07: Orientação e Mobilidade.

Aluna: Cícera Andréa Sobreira Macedo
Turma: T08a/ Juazeiro do Norte-CE

Tutora: Joana Darc Alves Dantas

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