TEXTO INFORMATIVO
SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA
MÚLTIPLA
O presente
texto bem abordar de maneira clara e objetiva essa temática, tratando de suas definições, necessidades básicas e trazendo
uma enorme contribuição para a aquisição da comunicação, apontando-nos
estratégias que com certeza, contribuirá de forma efetiva e contínua para que
esta comunicação se estabeleça e a inclusão realmente aconteça.
Inicialmente
é preciso saber diferenciar Surdocegueira de
Deficiência Múltipla. A primeira é a incapacidade total ou parcial da
audição e visão, de forma simultânea, ou seja é uma condição que apresenta outras
dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, é uma
deficiência única, porém surdocego é a pessoa que apresenta essas duas
limitações. Já a Deficiência Múltipla é uma condição heterogênea que identifica
diferentes grupos de pessoas, que revelam associações diversas de
deficiências que afetam de forma
significativa o funcionamento individual e relacionamento social.
As
principais necessidades dos surdocegos e das pessoas com DMU se concentram em
disponibilizarmos mecanismos e recursos em busca de favorecer a
aprendizagem da leitura, em registro simbólico,
gestual, verbal entre outros. Até quando a deficiência não predomina na área
intelectual, o trabalho pedagógico deverá está em constante interação com o meio
em que se vive.
A partir
dessa realidade, é comum percebermos, que as estratégias utilizadas para a aquisição
da comunicação, deverão está voltada para o respeito a dignidade e a
individualidade de cada aluno com DMU e com Surdocegueira, e no entanto o
processo de comunicação deverá ter início na infância, onde a estimulação dos
sentidos poderão ter avanços significativos, e assim o trabalho com o uso de
suas habilidades poderão ser melhor aproveitado. Sendo assim é recomendável que
se use a técnica como exemplo, da mão sobre
mão e da mão sob mão, com alunos com Surdocegueira, buscando orientar e
direcionar o aluno, em relação ao espaço, mobilidade, localização, entre outros.
Como também é viável que se empregue a Tecnologia Assistiva, que por sua vez engloba
recursos, metodologias e práticas, que buscam promover a qualidade de vida e
inclusão social, ampliar a mobilidade e a comunicação entre outros fatores
necessários ao convívio social de cada indivíduo.
Referência
Bibliográfica
BOSCO,
Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010:
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05:
Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
GIACOMINI,
Lilia et all. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação na Perspectiva da Inclusão
Escolar – Fascículo 07: Orientação e Mobilidade.
Aluna:
Cícera Andréa Sobreira Macedo
Turma:
T08a/ Juazeiro do Norte-CE
Tutora:
Joana Darc Alves Dantas
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